Nesta Política de Privacidade encontrará toda a informação relevante, aplicável à utilização que fazemos dos dados pessoais dos nossos clientes e utilizadores, independentemente do canal ou meio da Jales & Ramos, Lda que utilizar, em Portugal (online ou pessoalmente), para interagir com a empresa. Somos transparentes sobre aquilo que fazemos com os seus dados pessoais para que compreenda as implicações das utilizações que realizamos ou os direitos que tem em relação aos seus dados. Colocamos ao seu dispor de forma permanente toda a informação incluída nesta Política de Privacidade que pode consultar quando quiser e, além disso, também irá encontrar informação acerca de cada tratamento dos seus dados pessoais ou dos dados da sua empresa.

Alguns nomes que utilizaremos nesta Política de Privacidade

  • Quando falamos da nossa plataforma referimo-nos a todos os canais ou meios, digitais ou físicos, que possa utilizar para interagir connosco. Os principais são:

01. Quem é a entidade responsável pelo tratamento dos seus dados?

  • Jales & Ramos, Lda com o NIPC 514 559 241, com sede na Zona Industrial Arcos do Sardão, nr 4470, Fração E, 4430-434, em Vila Nova de Gaia;
  • Endereço de e-mail responsável pela proteção de dados: marketing@jaleseramos.pt.

02. Porque tratamos os seus dados?

Dependendo das finalidades para as quais usamos os seus dados, necessitamos de tratar alguns dados que serão, consoante o caso, os seguintes:

  • Os seus dados de identificação enquanto representante de uma entidade ou no caso empresa em nome individual (por exemplo, o seu nome, morada, contribuinte fiscal, dados de contacto, etc);
  • Informação comercial (por exemplo, se subscreveu a nossa newsletter);
  • Dados sobre os seus gostos e preferências.
Recorde-se que, ao pedirmos que preencha os seus dados pessoais para lhe darmos acesso a alguma funcionalidade ou serviço da plataforma, marcamos alguns campos como obrigatórios, uma vez que são dados que necessitamos para ser possível prestar o serviço ou dar-lhe acesso à funcionalidade em questão. Por favor, tenha em conta que se decidir não nos fornecer esses dados, poderá não poder completar o seu registo como utilizador ou poderá não conseguir usufruir desses serviços ou funcionalidades.

03. Finalidade

  1. Para atender às solicitações ou pedidos que realizar através dos canais de apoio ao cliente;
  2. Para fins de marketing;
  3. Análise de funcionalidade e qualidade para melhorar os nossos serviços.
Só tratamos os dados pessoais que sejam estritamente necessários para gerir ou resolver o seu pedido. Esta funcionalidade inclui o tratamento dos seus dados principalmente para:
  • Envio de informação acerca dos nossos produtos ou serviços via e-mail ou sms, apenas quando consentido pelo utilizador;
  • Determinar quais são as preferências e, portanto, quais são os produtos e serviços mais adequados ao seu perfil para envio de informação segmentada para o seu negócio;
  • Realizar ações promocionais (por exemplo, organização de feiras, folhetos promocionais ou para envio da sua lista de artigos guardados para o endereço de e-mail indicado);
  • Informamos que os seus dados pessoais para os presentes fins serão conservados durante 10 anos após a obtenção do consentimento podendo a qualquer momento, conforme referido acima, pedir para apagar os seus dados pessoais através do endereço marketing@jaleseramos.pt.
Ao aceder ao nosso website, informamos que não trataremos os seus dados de navegação para fins analíticos e estatísticos, isto é, para entender de que forma os utilizadores interagem com a nossa plataforma. Para além disso, em determinadas ocasiões podemos realizar ações e inquéritos de qualidade destinados a conhecer o grau de satisfação dos nossos cliente e utilizadores e, também, para detetar as áreas em que podemos melhorar.

04. Qual é o fundamento de legitimidade para o tratamento de dados?

O fundamento jurídico que nos permite tratar os seus dados pessoais também depende da finalidade para a qual os tratamos, conforme se explica:

4.1 Gerir o seu registo como utilizador do website/ plataforma:

Para efetuar um pedido de contacto no website/ plataforma, necessitamos de tratar os seus dados pessoais, caso contrário não podemos gerir o seu registo nem satisfazer os seus pedidos.

No caso de decidir utilizar o nosso website ou aceder às nossas plataformas através das redes sociais, estamos legitimados para o tratamento dos seus dados no seguimento do consentimento dado no momento de autorizar a cessão dos seus dados através da rede social ou website.

4.2 Desenvolvimento, cumprimento e execução do contrato de compra e venda ou de serviços:
O tratamento dos seus dados é necessário para a celebração de compra e venda ou de prestação de serviços. Alguns tratamentos de dados relacionados com o processo de compra só serão ativados porque o solicita ou o autoriza, como é o caso do armazenamento dos dados de pagamento e documentos contabilísticos ou para obtenção de financiamento. Nestes casos, o fundamento para tratarmos os seus dados é o seu próprio consentimento. Consideramos que temos um interesse legítimo para realizar as verificações necessárias para detetar e prevenir possíveis fraudes quando realiza uma compra. Entendemos que o tratamento destes dados é positivo para todas as partes que intervêm quando se realiza o pagamento de uma compra e, em particular para si, pois permite-nos tomar medidas para o proteger contra tentativas de fraude realizadas por terceiros.
4.3 Apoio ao cliente:
Consideramos que temos um interesse legítimo para responder aos pedidos ou perguntas que nos fizer através dos diversos meios de contacto existentes.O tratamento dos seus dados é necessário para a celebração do contrato de compra e venda, bem como para o cumprimento das obrigações pré-contratuais, sendo que o acesso aos mesmos provém do consentimento. O mesmo se aplica em particular, na gestão de incidentes relacionados com a sua encomenda ou produto/ serviço adquirido. Quando o seu contacto estiver relacionado com o exercício dos direitos sobre os quais o informamos abaixo, ou com reclamações relacionadas com os nossos produtos ou serviços, estamos legitimados a tratar os seus dados pelo cumprimento das nossas obrigações legais. Entendemos que o tratamento destes dados também é benéfico para si, na medida em que nos permite assisti-lo adequadamente e responder aos pedidos realizados, fazer inquéritos de satisfação e até apresentar produtos que poderão satisfazer as suas necessidades.
4.4 Marketing:
O fundamento de legitimidade para tratar os seus dados para finalidades de marketing é o consentimento que livremente nos concede, por exemplo, quando aceita receber informação personalizada através de diversos meios.

05. Durante quanto tempo preservamos os seus dados?

O prazo de conservação dos seus dados dependerá das finalidades para as quais os tratamos, conforme se explica de seguida:

4.1 Gerir o seu registo como utilizador do website/ plataforma:

Trataremos os seus dados durante o tempo em que mantiver a condição de utilizador registado, ou seja, até cancelar o seu registo.

4.2 Desenvolvimento, cumprimento e execução do contrato de compra e venda ou de serviços:

Trataremos os seus dados durante o tempo necessário para gerir a compra dos produtos ou serviços que adquiriu, incluindo possíveis devoluções, queixas ou reclamações associadas à compra do produto ou serviço em particular, sendo que estabelecemos o período de 3 anos.

4.3 Apoio ao cliente:

Trataremos os seus dados durante o tempo necessário para resolver o seu pedido.

4.4 Marketing:

Trataremos os seus dados até cancelar a sua subscrição ou pedir para apagar os seus dados pessoais através do endereço marketing@jaleseramos.pt. Caso não o faça, conservamos os seus dados pessoais para tal finalidade durante 10 anos.

Independentemente de tratarmos os seus dados pessoais durante o tempo estritamente necessário para cumprir a finalidade correspondente, conservaremos posteriormente os mesmos devidamente guardados e protegidos durante o tempo em que possam surgir responsabilidades decorrentes do tratamento, cumprindo a legislação vigente em cada momento. Quando cada uma das ações prescrever, os seus dados serão eliminados.

06. Partilhamos os seus dados com terceiros?

Para cumprir as finalidades indicadas da presente Política de Privacidade, é necessário partilharmos os seus dados pessoais com algumas entidades da Jales & Ramos e com terceiros que nos prestam apoio nos serviços que lhe proporcionamos, por exemplo:

  • Instituições financeiras;
  • Prestadores de serviços tecnológicos;
  • Prestadores e colaboradores de serviços de logística, transporte e entrega;
  • Prestadores de serviços relacionados com o apoio ao cliente;
  • Parceiros e prestadores de serviços relacionados com marketing e publicidade.

Por razões de eficiência do serviço, alguns dos prestadores poderão não pertencer diretamente à Jales & Ramos, mas situam-se todos eles no Espaço Económico Europeu. Informamos que ao transferirmos os seus dados a terceiros, salvaguardamos a segurança dos seus dados e o cumprimento de todas as regras do RGPD.

07. Quais são os seus direitos?

Comprometemo-nos a respeitar a confidencialidade dos seus dados pessoais e a garantir-lhe o exercício dos seus direitos. Determinamos que pode exercer os seus direitos sem nenhum custo, escrevendo-nos uma mensagem para o e-mail marketing@jaleseramos.pt e indicando o motivo do seu pedido e o direito que quer exercer. No caso de considerarmos necessário, para o podermos identificar, podemos solicitar uma cópia de um documento identificativo. Em particular, independentemente da finalidade ou do fundamento jurídico ao abrigo do qual tratamos os seus dados, tem direito a:

  • Pedir-nos acesso aos dados que dispomos de si;
  • Pedir-nos para retificar os dados que já dispomos;
  • Pedir-nos para apagar os seus dados;
  • Pedir-nos para cancelar ou limitar o tratamento dos seus dados, o que significa que em determinados casos nos possa solicitar que seja suspenso temporariamente o tratamento dos dados ou que os conservemos para além do tempo necessário.

Quando a nossa legitimidade para o tratamento dos seus dados for o seu consentimento ou a execução do contrato, conforme acima se explica, também terá direito a solicitar a portabilidade dos seus dados pessoais. Isto significa que terá direito a receber os dados pessoais que nos forneceu num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, para poder transmiti-los diretamente a outra entidade sem impedimento da nossa parte. Por outro lado, quando o tratamento dos seus dados se fundar no nosso interesse legítimo, também terá o direito a opor-se ao tratamento dos seus dados.

Tem também o direito de apresentar uma reclamação à autoridade de controlo em matéria de proteção de dados, para: Comissão Nacional de Proteção de Dados, que se situa na Avenida D. Carlos I, nr 134-1º, cujo código-postal é 1200-651, Lisboa. Telefone: 213 928 400 | Fax: 213 976 832 | E-mail: geral@cnpd.pt.

08. Alterações à Política de Privacidade

É possível modificarmos a informação enunciada nesta Política de Privacidade quando consideramos adequado, sendo previamente notificada. Nesse caso, receberá uma mensagem para o seu endereço de correio eletrónico quando a alteração em questão for significativa em relação à sua privacidade, de modo a poder rever as alterações, avaliá-las e, se for o caso, opor-se e cancelar algum serviço ou funcionalidade.